sábado, 27 de fevereiro de 2016

O espírito carioca - Autor: Gilberto Dantas

Uma amiga de Minas estranhou o carioca não ficar elogiando o Rio, nem fazer questão de se vangloriar da beleza da cidade.

Disse-me ela que seus conterrâneos adoram elogiar a sua terra, gostam de conservar seus patrimônios históricos. Em suma, demonstram o seu amor pelo seu Estado.

Posso falar da minha longa vivência no Rio e dizer que realmente os cariocas não estão nem aí para esse negócio de cultuar a cidade. Eu mesmo não me recordo de ficar olhando para os belíssimos monumentos da cidade, inclusive os naturais, como Corcovado, Pão de Açúcar, Pedra da Gávea, Lagoa, as belíssimas praias, desde o Flamengo até a Barra da Tijuca.

O carioca acha naturalíssimo isso e até se cansa de olhar para essas belezas. Eles deixam isso para os turistas. E acha até engraçado a alegria da turma de fora, em busca dessas maravilhas.

Fui ao Corcovado umas três vezes na minha vida inteira e com um olhar de desdém. Ao Pão de Açúcar, mais vezes, para mostrar para algumas turistas. Talvez, umas seis vezes.

O que o carioca quer mesmo é frequentar as praias, disso ele não abre mão.

E o que adoramos, na verdade , é descobrir lugares desconhecidos da maioria.

Serve até um boteco lá nos confins do Judas, mas que tenha, por exemplo, um caju-amigo, ou então uma empada de camarão feita de uma maneira diferente.

Quer dizer, o carioca gosta de novidades. Mas essa novidade dura no máximo uns seis meses. Depois disso, começa a ficar chato para nós . Aí é hora de achar outra novidade, que pode ser no Parque Besançon, no Jardim Botânico, ou lá em Padre Miguel.

Celebridade é coisa que o carioca não gosta. Aliás, ele faz questão de nem olhar para a celebridade. Lembro-me bem que o carioca se chateava quando um artista de cinema americano se demorava mais de uma semana na cidade. Diziam: “ mas esse chato ainda está aqui no Rio? “ E temos horror a herói. Herói para o carioca é aceito apenas por um dia, depois achamos o herói um tremendo“muquirana”.

E esse negócio de Autoridade também não é com a gente.

Recordo-me, ainda jovem, que cogitaram de convidar o Papa da época para visitar o Rio de Janeiro.

Às pressas cancelaram o convite, porque a turma do Rio já estava fazendo uma campanha para levar o Papa para dar o kick off, (chute inicial) numa partida que seria jogada no Maracanã entre o Flamengo e o Fluminense.

Também não gostamos de ídolos, achamos de uma caretice sem par. Talvez, nem sei o por quê, o Pelé seja uma exceção, mas assim mesmo tenho minhas dúvidas.

Vem-me à mente a figura do meu pai arrasando com o Pelé. Ele só era benquisto quando fazia uma boa jogada na seleção brasileira. Mas a maior parte do tempo de jogo, gostávamos mesmo era de vaiar o nosso craque. Você entende?

Autor: Gilberto Dantas - Miracema/RJ

Publicação autorizada através de e-mail de 07/02/2012

Um comentário:

Ana Bailune disse...

Boa tarde! Excelente crônica! Talvez o casrioca seja assim mesmo, mais 'desprendido,' mas isto não significa que ele não ame a sua cidade. E novidades, quem não gosta, não é mesmo?