segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Egitsü– a vida pós-morte (2ªparte de duas) - Dias Índios XX

 
Autor: Professor Wanderley Dantas

-Como é o céu para vocês? Como é essa aldeia dos mortos?
 
-Professor, dizem que lá na entrada do céu, na porta, estão as crianças mortas esperando você. Imagina, Professor, minha irmã perdeu um filho aqui, então, quando ela chegar lá, esse filho já vai estar ali ajudando ela na entrada do céu. Mas, quando os dois amigos chegaram, os mortos já sentiram o cheiro do amigo vivo, aí o amigo vivo se escondeu noutro lugar na aldeia. Não apareceu na casa em que estavam os mortos reunidos. Então, o amigo morto disse para ele ficar escondido que vinha no dia seguinte pegá-lo. E o amigo morto foi dizendo também para o amigo vivo que o céu não tem essas casas assim iguais as nossas daqui. Lá, tem casas lindas, toda enfeitada, são grandes, bonitas. Casa bem feita, pintada, enfeitada. Peixe? Peixe não falta lá. Diz que peixe já vem pronto, já está assado só esperando você lá. Lá tem um polvilho que nunca acaba. Tem todo tipo de comida e é tudo de primeira qualidade. No céu, acontecem as melhores festas que existem! Taungi é o deus pra gente. É o Jesus de vocês. É a mesma pessoa*. Ele que fez um lugar para os mortos. Ele fez um caminho lá para os mortos até a beira do rio todo enfeitado, pintado, lindo, mas tudo é lindo mesmo. É coisa boa mesmo!
 
-Você um dia estava contando pra mim que se o índio for bom aqui ou mau não tem problema. Se o índio for feiticeiro, for mau, for umíndio ladrão, matar os outros, não tem problema, porque tanto oíndio bom como o índio mau vão ter que passar pelos mesmos desafios e quem conseguir vencer esses desafios depois de morto é que fica no céu. Se o índio for bom, mas perder o desafio, a alma dele fica vagando para sempre sem nunca chegar no céu. Na verdade, o que importa é vencer os desafios depois de morto. E lá no Céu ainda tem dois desafios: lutar contra os pássaros que querem matar você e tem uma panela enorme, vermelha de tanto fogo e que vem rolando pra cima de você. Se você morrer lá no céu, aí você vira um bicho e fica por lá.
 
-Isso! Isso mesmo! Se você aqui na terra teve uma doença que foi por causa do espírito da cobra, então, se você lá no céu morrer, você vai virar uma cobra. Se você teve uma doença aqui na terra provocada pelo espírito da onça e, se você morrer lá no céu, morto pelos pássaros ou pela panela, então você vai virar onça efica lá no céu e assim por diante.
-Por isso que vocês enterram as pessoas com arco, flecha, rede, borduna. É para que ela esteja armada para a luta contra o sapo e os pássaros...
 
-Mas tem mais história. Dizem que se você morreu bem magro, lá na entrada do céu você é recebido por uma mulher que tem um peito sóe cheio de leite. Então, se você morreu bem magro, ela vai alimentar você lá na porta do céu. Ela é irmã da mãe do Taungi! Quando você está na porta do céu, essa mulher de um peito só esua mãe e outra irmã dela vem receber você. A mãe de Taungi é irmã dessa mulher de um peito só. A mãe de Taungi é mãe de gêmeos: o Taungi e o Aulukumã.
 
-Os irmãos gêmeos que são o sol e a lua. Eles tem um avô, não é?
 
-Sim! Que é o Kuatãni.
 
-Olha, na minha maneira de pensar, Kuatãni é mais antigo, então.
 
-Isso. Kuatãni é mais antigo.
 
-Kuatãni é quem criou todas as coisas? Assim... Na criação, Kuatãni é quem criou esse mundo daqui?
 
-Sim! Mas aí já é outra história... Nesta daqui, o amigo vivo luta junto com os mortos contra os pássaros e pega as penas lindas delese traz de volta para sua aldeia e sua família, quando volta do céu. Fica com as melhores penas e distribui para a aldeia as outras penase conta para todos o que tinha acontecido com ele e, por isso, sabemos o que acontece depois de morto.


Autor: Professor Wanderley Dantas

http://o-seringueiro.blogspot.com.br/

Publicação autorizada pelo autor

 

Nenhum comentário: