sábado, 4 de janeiro de 2014

MEU SINCERO AGRADECIMENTO AO POVO MINEIRO



Agradecimento:


Todas as palavras de agradecimento me parecem poucas, perante a bela homenagem que recebi.  Como dizer apenas muito obrigado? Para mim reunir esses vários autores significa a celebração da amizade e da literatura sem frescura. Se eu tivesse que fazer uma reflexão final, seria esta: O Gandavos não apresenta estatísticas e sim pessoas para as outras. Há pairando no ar toda uma energia coletiva que cada um carregou em seu coração.

Experimentamos as emoções que advêm do reconhecimento do que fazemos e do que vivemos. Em outras palavras, as ações culturais simbolizam o amadurecimento coletivo na busca de uma identidade e o Gandavos “se atira como uma tentativa de mapear as características que nos identificam como autores”. O livro em si apenas ara um terreno que receberá sementes. Se há um mérito inquestionável nesses livros é que eles são frutos de muita dedicação e envolvimento individual e coletivo dos autores. Sem isso nada teria sido possível.

Não tivemos a pretensão de escrever Best Sellers. Publicar livros é se indispor com o perfeito, e apesar disso, escrevemos sabendo que as entrelinhas são vivas. Dessa forma, quem inicia a leitura buscando se ver, encontrará imagens familiares.

Volta e meia, os críticos falam em poetas e escritores nordestinos, gaúchos, paulistas, mineiros, cariocas... E isso é no nosso modo de entender, demonstração viva de que em cada uma dessas regiões, os autores filtram a realidade através de uma maneira peculiar e distinta de ver as coisas, isso acaba dando-lhes uma tonalidade regionalista.

Agradeço aos mineiros essa homenagem, esses autores que fazem parte do Gandavos, dão relevo à paisagem, aos costumes e às tradições, dando a medida exata da mineiridade, com todas as suas caracteríscas e peculiaridades. São escritores dotados de grande talento e sensibilidade, se revelando grandes autores em virtude da maneira como sabem captar tudo que existe de mais bonito e poético na vida e na alma de sua gente.

Por fim, agradeço de coração ao povo Bom Despachenses, na pessoa de Tadeu de Araújo, do Jornal de Negócios, também aos escritores mineiros: Geraldinho do Engenho, Maria Mineira, Denise Coimbra, Dilermando Cardoso,  Anajara Lopes, Celêdian Assis de Sousa, Marina Alves, Geraldo Rodrix, Mônica Caetano Gonçalves, Nêodo Ambrósio de Castro, Roberto Rego, Maria Olimpia, ZéDuardo e José Claudio – Cacá.

Carlos A Lopes 
Olinda - Pernambuco
(Obrigado a Maria Mineira que me ajudou na composição deste texto).


Texto publicado na íntegra:

Tadeu de Araújo Teixeira


Editor pernambucano une Recife e Bom Despacho 

Publicado em 03/01/2014 

Carlos Lopes tornou-se conhecido e amigo de bom-despachenses pelo milagre da internet e pelos caminhos da Literatura. Isto aconteceu via Geraldo Rodrigues da Costa - Geraldinho do Engenho - o escritor da cidade com maior número de livros publicados - creio que são oito no total, o que realmente se constitui em um grande trabalho e uma proeza editorial do Geraldinho.

O computador ligou Bom Despacho ao Recife e o Geraldinho ao Carlos Lopes. E foi através desse encontro e dessa amizade virtual, que não só nosso contista e cronista maior mas também o Dilermando Cardoso, outro renomado autor de nossa terra, chegou às páginas dos livros editados pelo pernambucano Carlos Lopes. 

Acompanhem o precioso depoimento da escritora Maria Olímpia de Melo, sobre o editor e sua obra.

"Existem várias maneiras de comemorar aniversário - para comemorar o primeiro ano de existência do Blog Gandavos - os contadores de histórias, Carlos Lopes, seu fundador, escolheu uma maneira bem adequada. Reuniu um grupo de amigos escritores de várias partes do País Brasil para que fizessem o que mais sabem e gostam: contar histórias e reuni-las em um livro que mostrasse toda a alegria e dedicação que seus autores tiveram ao escrevê-las. As histórias refletem a vivência amorosa e sensível dessas pessoas de lugares diferentes e distantes unidos pela magia da palavra escrita e da Língua Portuguesa...

Aqui está, portanto, esse livro, composto por histórias da vida e da mente, esperando levar mais longe ainda as idéias de seus autores". (Maria Olímpia de Melo).

Leiam também o importante depoimento de Gilberto Dantas, outro cronista brasileiro convidado a participar das edições de Carlos Lopes que consagram e dão oportunidade a dezenas de brasileiros de participarem da arte de contar histórias. Conta Gilberto:

"... Pude conhecer o site desse pernambucano que se tornou meu amigo sem qualquer interesse, a não ser uma pura amizade. Pude ver no site que ele reuniu grandes escritores amadores só pelo prazer de divulgar a cultura. Poderia dizer, sem medo de errar, que o Carlos Lopes é um Mecenas da arte literária no Brasil. E é com grande orgulho que escrevo estas modestas linhas na contracapa do seu mais recente livro, onde, mais uma vez, com grande generosidade, ele apresenta para o grande público brasileiro escritores ainda desconhecidos, mas que merecem, por seus talentos, uma visibilidade maior.

O Carlos, desta maneira, vai se tornando um grande diretor da genuína cultura brasileira." (Geraldo Dantas).

É, pois, com satisfação que apresento aos queridos leitores e leitoras desta coluna o meu Personagem da Semana, o literato e editor Carlos Lopes, que com muita criatividade, usou os modernos recursos da internet, para reunir sob o sugestivo titulo "Gandavos, Os Contadores de Histórias" talentos literários de nosso amado Brasil, inclusive da nossa Bom Despacho. 

A Carlos Lopes esta homenagem e um agradecimento de minha terra, por nos abrir as portas do mundo da literatura a nível nacional, colocando Bom Despacho no mapa da edição de livros além de nossas fronteiras.

6 comentários:

Celêdian Assis disse...

Nós mineiros é que temos que agradecê-lo amigo, afinal você nos abriu as portas, como bom pernambucano que é. É uma honra e também grande alegria sermos parceiros nesta empreitada de tentarmos levar através da literatura, um pouco das tradições de cada uma das regiões do Brasil. Um abraço e obrigada por tudo.
Parabéns pela bela e merecida homenagem.
Um abraço

Ana Bailune disse...

Bom dia, Carlos! Você merece todo o nosso reconhecimento e gratidão. Quanto ao povo mineiro: é acolhedor, alegre, trabalhador, simples, enfim, em minha viagem por Minas Gerais, em 2007, descobri um dos melhores lugares do Brasil.

Carlos A. Lopes disse...

Obrigado Ana Bailune, um abraço. Ana, todo e qualquer trabalho bem intencionado carece de elogios, assim caminha a nossa sociedade, fica mais fácil produzir quando há incentivos. Porém pelo fato dqa relação de amizade virtual a imagem que transmito é de alguém que deve receber homenagens a todo momento, não mesmo. Daí haver ficado muito emocionado com esta demonstração de carinho feita pelo Tadeu de Araujo, com o dedo de Geraldinho do Engenho. É evidente que ao longo da existência do blog só tenho recebido amabilidades dos autores de todo o país, mas o que quero dizer é outra coisa. Levo muito a sério alguns conselhos da minha mãe, entre eles: diz com quem andas que te direi quem és. Então, conviver com todos os autores que colaboram com o Blog foi a alavanca para o despertar de um cidadão meio adormecido, reconheço que hoje produzo infinitamente melhor que há dois anos atrás. Portanto, quem deve agradecer a quem? Certamente que vocês autores já produziam excelentes textos antes da existência do blog, mas eu não. Portanto, sou eu que tenho a ganhar caminhando ao lado de vocês, sou eu que agradeço pela generosidade da permissão.

Maria Mineira disse...

Carlos Lopes, nós, seus amigos e colaboradores do blog Gandavos, independente da região em que nascemos, somos gratos a você por essa iniciativa. Sei do seu cuidado na elaboração de cada livro. Assim sendo, creio que seja o tempo e o carinho que dedicas à esse projeto que o faz tão importante e bonito. Parabéns!

Anônimo disse...

Parabéns merecido Carlos! Pelo seu empenho e delicadeza na montagem dos livros, também pela "porteira aberta" que proporciona a todos os que escrevem! Sua iniciativa é louvável! Um abraço aqui do sul. Michele C.Marchese

Anônimo disse...

Só para registrar o que já é claro: Minas de mãos dadas com Pernambuco e demais rincões deste País já desconhece o que é distância ou barreira física que os separe. Em termos de Literatura, entendo que já não existem mais Sul ou Sudeste, Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. Existem sim pessoas que querem somar, fazer maior o universo das Letras e construir laços a partir dele. A qualquer hora, hoje podemos chegar e tomar um café com amigos de todo lado. Basta bater à porta da frente e ir entrando. Livros, autores, poesia, projetos, vivências, amizades... Devemos muito a você, Carlos Lopes. Um abraço. Marina Alves.