sábado, 26 de julho de 2014

A mão amiga - Autora: Chila Alves

   Quatro horas da madrugada. Saio ao portão para abri-lo, fechando bem o roupão para me proteger do frio. Lá fora, o brilho no asfalto molhado. No beiral do telhado, ainda as gotas deixadas pela intensa garoa que cessara de cair. "Quem sabe - penso - hoje o sol apareça trazendo o conforto, um dia com menos frio." Meu filho se despede , com otimista sorriso, saindo para trabalhar.
   Fechando o portão avisto, sentado na calçada, o menino de oito ou dez anos, reparando também que ali se encontra só. Deixando de lado um princípio de receio aproximo-me dele e lhe pergunto o que faz ali... De braços cruzados, não me responde abaixando o rosto para não me olhar. Noto-lhe os cabelos e roupas molhados; em meu peito, uma espécie de alfinetada. Desisto de perguntar mais, só se não gostaria de entrar e tomar um chocolate quentinho com um pedaço de pão. Insiste ele em seu enigmático mutismo. Peço-lhe que me aguarde , que já voltarei com uma reforçada refeição. Resolve então, seguir-me, e à luz da sala, estudo-lhe as feições e os olhos congestionados de quem chorou. Ofereço-lhe um banho morninho e roupas sequinhas, mas ele não quer. Concorda em lavar o rosto enquanto preparo o café. O achocolatado, o pão, os biscoitos, o silêncio quebrado, sua história expressada em "sentimentos molhados", poesia que me aflora, que agora transcrevo para não esquecer... 

           "Caminho sob a chuva sem agasalho
           Minha roupa molhada colada ao corpo
           Não sei se está mais fria a chuva ou minh'alma
           Meus pés se ferem sob o cascalho

           Como se fosse um trapo por torcer
           Continuo com os sentimentos encharcados
           Rumo a qualquer coisa que me ampare
           Debil busco por sua presença para viver

           Mas tolo sou por ter esperança
           Me abandonou sem piedade
           Escolheu a droga para amar
           Ao invés de mim que sou criança"

    
   Nota: 
   "O nome do menino é Antonio. Hoje é um jovem senhor de bem, graças a mão amiga de uma mulher."

   Autora: Chila Alves - Santo André/SP

Nenhum comentário: