sábado, 28 de março de 2015

Regulamento do Terceiro Concurso do Blog Gandavos

1.             Objetivo do concurso


Incentivar a leitura, recompensar autores e publicar em livros de papel, os melhores textos.

            É fácil escrever uma história de amor? Creio que as boas histórias SOBRE RELACIONAMENTOS nunca surgem do nada...  Já foram vividas, sentidas ou imaginadas...


           a) Esse é um convite para o novo Concurso de Textos do Blog Gandavos: o enredo para o seu texto pode partir de um "AMOR , IDO, VIVIDO E QUERIDO" ... Trocando em miúdo: Enviar texto cujo enredo envolva história de relacionamento afetivo entre homem e mulher.

            b) A participação do autor no Concurso não o obriga pela aceitação do seu texto em livro a ser publicado em 2016, cujo título será: Amores: Idos, Vividos e Queridos, uma vez que o livro será custeado pelos próprios autores.

c): O Blog Gandavos não detém fonte de renda (nem deseja ter), tampouco recebe incentivos financeiros de instituições de quaisquer natureza, daí só ofertar pequenos incentivos como premiação.  

2.  Quem pode participar

Autores do Blog Gandavos e convidados.

3. Quantidade de texto permitida:

           Até 02 (dois) textos, por autor.

4.  Critério de escolha dos vencedores/Votação

4.1 Cada autor deverá votar e ser votado em todos os textos, sob pena de desclassificação, dando-lhes as seguintes notas: De 5,0 a 9,9. Exemplos de voto:  5; 5,8; 6,3; 6,4; 7,8; 7,9; 8,4; 8,8; 9,1; 9,8. Caso algum autor envie em sua planilha os seguintes votos: 6; 7; 8 ou 10, será considerada a nota imediata a menor, ou seja: Se um autor atribuir a nota 6, será considerada a nota 5,9; se um autor atribuir a nota 7, será considerada a nota 6,9; se um autor atribuir a nota 8, será considerada a nota 7,9, ou se um autor atribuir a nota 10, será considerada a nota 9,9. Serão considerados vencedores os 02 (DOIS) textos que na soma de todas as notas obtiverem a maior pontuação.

4.2 No caso de um autor vencer com mais de um texto (os dois textos mais votados), o texto de menor pontuação (deste autor) será considerado o terceiro colocado (não sendo premiado) e o texto até então tido como em terceiro lugar, assume a segunda colocação no Concurso e receberá os privilégios cabíveis.

4.2   No caso de empate:

Para o desempate será utilizado um concurso de loteria a nível nacional.

4.3   Quem poderá votar:

           Os autores que concorrem com textos aos prêmios do Concurso.

           Importante:

          Alguns pontos que podem servir como critérios no momento da avaliação de um texto: 

a)      Aspectos técnicos

Os aspectos técnicos incluem ortografia, gramática, estrutura de frases, pontuação.

b) Originalidade e criatividade.

Um texto original, criativo, é aquele que reflete o estilo e a visão do autor de maneira vívida. Mesmo que um novo autor inspire-se em um escritor renomado, ainda assim, ele deve colocar o próprio toque original nas histórias.

             c) Enredo e temas

Observar se a trama é convincente e em que proporção ela carrega o leitor para o mundo da história. Avaliar também se a história traz os elementos do suspense, se é convincente, excitante ou emocionalmente comovente, dependendo dos temas.

             d) Desfecho

Avaliar como a história termina, se o leitor atento entende por que está terminando naquele momento. Mesmo que um texto inclua pouca coisa da forma de ação tradicional, o seu desfecho deve sinalizar uma mudança de algum tipo no personagem principal, uma mudança de consciência ou um aprofundamento que deixe o leitor sob a impressão da leitura, pensando nela, refletindo sobre ela.

5.     Hospedagem dos textos no Blog

Os textos serão hospedados no blog Gandavos, identificados apenas pelo título e um número. Importante: COMENTÁRIOS OFENSIVOS ou QUE IDENTIFIQUE O AUTOR DE UM TEXTO, esses serão excluídos tão logo percebidos.

6.      Resultado

Período do publicação de textos no Blog Gandeavos -  De 12/04 a 15/08/2015

Período de votação - De 16 a 28/08/2015.

Divulgação do resultado: Dia 29/08/2015.

7.      Premiação

Primeiro lugar: Publicação do texto no livro de papel: Amores: Idos, Vividos e Queridos, cujos trabalhos deverão ser iniciados ainda em 2015 e o livro publicado em 2016; o vencedor receberá 20 exemplares e pequenas lembranças da cultura pernambucana (camisa, chaveiro, artesanato, etc).

Segundo lugar: Publicação do texto em livro de papel: Amores: Idos, Vividos e Queridos, cujos trabalhos deverão ser iniciados ainda em 2015 e públicado em 2016; o vencedor receberá 15 exemplares e pequenas lembranças da cultura pernambucana (camisa, chaveiro, artesanato, etc).

8.             Outras disposições: Os casos não previstos por este regulamento serão resolvidos pelo Coordenador do projeto. A inscrição implicará, por parte do concorrente, a aceitação dos termos do presente regulamento, bem como a cessão dos trabalhos inscritos, para mantê-los publicados no Blog Gandavos. 

             Recife, 06 de abril 2015
Carlos A. Lopes
            Coordenador do Projeto

Nenhum comentário: