terça-feira, 15 de agosto de 2017

Carlos A. Lopes e cinco bom-despachenses da ABDL

Escritor: Tadeu de Araújo Teixeira





Fonte: Jornal de Negócios
Coluna de TADEU DE ARAUJO TEIXEIRA



A respeito de Carlos A. Lopes já escrevi: sob o sugestivo titulo “Gandavos”, o editor pernambucano Carlos A. Lopes instituiu “o ovo de Colombo” da literatura brasileira em favor dos iniciantes da arte de escrever. Ante a nobreza espanhola, que dizia ter sido fácil sua façanha, o descobridor das Américas pegou de um ovo e desafiou os presentes a coloca-lo em pé, na mesa. Ninguém, apesar de todas as tentativas, conseguiu. Colombo então quebrou uma das extremidades do ovo e pô-lo em pé. Então disseram: “Assim é fácil!”. Colombo observou: “Mas ninguém antes de mim o conseguiu”.
Como Colombo, Carlos A. Lopes apresentou uma solução simples para a sua grande iniciativa. Ele criou a série brasileira “Gandavos”, em que seleciona pela internet trabalhos de contistas e cronistas do Brasil inteiro e publica em belíssimas coletâneas. O sucesso da obra tem sido garantido pela serenidade do trabalho e pelo cuidado de Carlos A. Lopes como editor, garimpando talentos literários de todos os rincões do solo brasileiro que participam desta moderna e inovadora forma de publicar livros em nosso país.
Estamos agora na sétima edição “Gandavos”, publicada em uma editora pernambucana do Recife com participação de 26 escritores, entre eles, cinco bom-despachenses de nossa Academia de Letras. Exceto a Denise, cada um com dois textos:
Geraldo Rodrigues da Silva “O compadre da morte” e “Um homem com a cabeça do capeta”.
Denise Coimbra – “O dia que não veio”.
João Batista Silva – “A botija de ouro” e “ Boa viagem”.
Tadeu de Araujo Teixeira – “Conto de natal bom-despachenses” e “Era uma vez nos sertões de bom-despacho”.
Ronam Tales Oliveira – “Cada um tem a idade de seu coração” e “Uma receita caseira”.
Fonte: Jornal de Negócios
Coluna de TADEU DE ARAUJO TEIXEIRA
Ano XXIX n 1.472 – Fundado em 12/05/1989, edição 23 29/07/2017
Bom Despacho/MG



Mais uma vez quero externar os meus sinceros agradecimentos pela reportagem inserida na coluna do escritor Tadeu de Araújo Teixeira no Jornal de Negócios da Cidade de Bom Despacho.
Suas palavras de incentivo, além de comoventes, faz homenagem numa linguagem que mostra a proximidade de seu autor com as pessoas homenageadas, traduzida em palavras de carinho, respeito com seus conterrâneos e também com todos os outros autores participantes das coletâneas Gandavos.
Espero poder contar sempre com o apoio e talento de cada um de vocês nas próximas empreitadas. Assim sendo, receba e transmita o meu abraço amigo a todos, juntamente com meu agradecimento renovado,
Atenciosamente

Carlos Lopes.








Nenhum comentário: